Seja Bem Vindo, Esperamos que aproveite o nosso Blog

domingo, 4 de abril de 2010

O que é Plastimodelismo?

Pode-se definir o Plastimodelismo como a modalidade de modelismo que objetiva a reprodução fiel em escala de qualquer objeto real, a partir de kits plásticos industrializados.
plastimodelo representando um P-51C da Raf


A miniaturização de elementos reais é uma das mais antigas atividades do homem, seja como passatempo ou com uma finalidade específica. Foi durante a Segunda Guerra Mundial que os primeiros modelos de aviões produzidos em baquelite surgiram com a função de identificar aos pilotos as aeronaves amigas e inimigas. A partir destes, os primeiros "kits" destinados ao público infantil foram postos no mercado, ainda nos anos 40, iniciando o que posteriormente seria conhecido por "plastimodelos".

modelo utilizado para treinamento de pilotos e reconhecimento de aeronaves na WWII

Na década seguinte, houve um maior impulso no plastimodelismo com o surgimento dos primeiros fabricantes especializados em kits plásticos, já então voltados também ao público adulto sob a forma de Hobby. Mas foi nos anos 60 que a atividade se firmou com a expansão dos fabricantes nos Estados Unidos, Europa e Japão. Com o crescimento do número de adeptos, também a demanda por qualidade exigiu dos fabricantes maior investimento e pesquisa em seus produtos, e como consequência, o que se produz nos dias de hoje pouco tem a ver com os modelos dos anos 60.



algumas das caixas de kits precursores do modelismo moderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário