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terça-feira, 20 de abril de 2010

Review - F-5E Tiger II - AFV - 1/48

Olá amigos, apresento aqueles que ainda não tiveram o prazer de conhecer este kit, e digo-lhes que trata-se de um bom modelo, que além de bem injetado esta bem dimensionado, segundo forums ao redor do mundo



O kit é muito bonito, desde a arte da caixa, que vem ainda representada em um poster extra que vem dentro da mesma, até o pequenos detalhes de rebites nas asas e peças pequenas. O nariz da aeronave foi planejado de modo a vir separado na caixa, o que demonstra que virão os demais membros da familia, o primeiro o tiger eye ja esta em pré-lançamento e o F-5F não deve tardar a sair tbem. A AFV acertou em cheio com este kit



A fuselagem é bem feita com as linhas dos painel e rebites em baixo relevo, os recortes das peças em varias partes, como fuselagem e asas, tornam a montagem mais complicada, mas tbem possibilitam um melhor realismo. A fuselagem consiste em uma peça inteira superior e mais a inferior que se prolonga pelas asas, mais duas seções laterais do nariz, e o nariz com o cone e os motores na parte traseira com uma seção superior e inferior. Os encaixes da AFV Club são muito bons, com poucas frestas.




O assento ejetor vem em quatro partes e também fornece as peças que ficam atrás dele na banheira do cockpit. Curiosamente o kit vem com a comporta do canhão esquerdo aberta e segundo sei a pavla models esta trablahndo em um set para esta area.


As asas fornecem opções para as posições de flaps e ailerons ficarem abaixados. Há também opcionais para as portas de ventilação do motor na parte traseira da fuselagem.


O trem de pouso inclui o cabeamento e os hidraulicos muito bem detalhados. O Freio aerodinamico pode ser montado aberto ou fechado.


O armamento consiste em um par de mísseis Sidewinder e três tanques auxiliares.
Vem ainda uma pequena folha de Pe que inclui a moldura frontal do pára-brisas do cockpit com os espelhos retrovisores.

São Quatro as opções de decal fornecidos: 12 Squadron, Royal Malaysian Air Force, 144 º Esquadrão, Singapore Air Force; VFC-13 US. NAVY e 64 FWS, FWW 57 (Red Flag Agressor), da USAF.








Agradecimentos: Hobbyeasy
http://www.hobbyeasy.com/

Abraços

Pompeo
(GPPSM)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

F6F5 Hellcat - Hobbyboss - 1/48 - Review

O Grumman F6F Hellcat foi o mais mortifero caça baseado em porta-aviões de toda a segunda guerra mundial. Sua robustes e poder de fogo o tornaram famoso entre seus inimigos e muito admirado por seus pilotos, o Hellcat foi criado para substituir o F4F Wildcat na Marinha dos Estados Unidos. Embora o F6F tivesse alguma semelhança com o Wildcat, ele era um projeto completamente novo, baseado no novissimo motor Pratt & Whitney R2800 de 2000hp. Alguns o apelidaram de "big brother Wildcat". Juntamente com o Corsair F4U, o hellcat dominou os céus do pacifico a partir de 1943.











































O Hellcat segundo a propria Navy, foi o primeiro caça da Marinha projetado com base nas experiências de combate com o Zero japonês.O Hellcat provou ser a aeronave embarcada a ter o maior sucesso na história, destruindo 5.271 aeronaves, em serviço com a Marinha E.U. e fuzileiros (destes, 5.163 abates se deram no Pacífico e mais oito durante a invasão do sul da França, além de mais 52 com a Royal Navy). No pós-guerra, o Hellcat foi sistematicamente retirado do serviço na linha de frente, mas permaneceu em serviço até 1954 como caça noturno e como drone em esquadrões compostos.


O KIT

O Hellcat da Hobby Boss, trás peças muito bem modelados e seu principal trunfo é a opção para fazer o modelo com as asas Dobradas. Esta opção é facilemnte atingivel através do sistema de montagem proposto pela hobbyboss.














O kit oferece um cockpit bem detalahdo, com detalhes laterais bons e um motor completo além de uma boa quantidade de acessórios internos e do motor. Comenta-se que o painel de instrumentos parece ser muito grande para a escala. Bem, quando comparado com o kit de Eduard, os instrumento são um pouco maiores, mas escala e representatividade são discutiveis. Há também alguns comentários sobre o formato do capô. Ele não é idêntico nem ao Eduard ou ao Hasegawa, sendo que o hobbyboss é mais abalrroado na parte inferior.


 

 


Achei particularmente bom o projeto do trem de pouso principal é de tal ordem que pode ser anexado posteriormente. Outros ponto positivo é o pára-brisas à prova de balas. O pára-brisa é a mais visivel diferença da versão f6f3 para esta, e esta bem representado. como opção de armamento temos o seguinte: seis foguetes, duas bombas e um tanque alijavel. O tanque alijavel da Hobby Boss esta correto para aeronaves do final do conflito, porém para aeronaves de 1944.

CONCLUSÕES

o kit vale pelo novo conjunto de asas, os problemas dimensionais foram um pouco melhorados, mas o tamanho do cockpit continua gritante, porém as asas dobraveis podem ser uma boa compensação num kit, que de tão bem injetado e detalhado, ficou apenas com a fama de ter erros de dimensões.

Agradecimentos: Hobbyeasy
http://www.hobbyeasy.com/







Abraços

Pompeo
(GPPSM)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

YAK-3 Normandie Niemem - 1/48 - Eduard + PE + decal ILIAD

Olá amigos, tenho trabalhado neste interessante "teco-teco" russo, o qual pretendo fazer nas cores do renomado esquadrão francês livre "Normandie Niemem":


http://www.acesofww2.com/Normandy-Niemen/Normandie-Niemen.htm

para tanto usarei o kit e o Interior PE part da Eduard em associação com os decais da iliad, gentilmente cedidos pelo nobre amigo geraldo.

o avião atualmente encontra-se em estagio avançado demontagem, tendo já sido fechado e recebido primer e pré-shading, como mostram as fotos a seguie:






























esta técnica de pré-shading com esfumaçados eu aprendi com o mestre BRETTAS, grande pintor de aeronaves germanas e em geral.

olho o PE no interior(terei que dar uns retoques em algumas areas





























logo devo começar o trabalho de pintura

os decais da iliad serão desta folha


eu irei fazer o "6" Amarelo, o unico Yak-3 da folha, ja que o primeiro é um yak-1 e os dois ultimos são yak-9T

abraços e até breve

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Montagem - Harley-Davidson modelo WLA - versão FEB - 2ª parte

olá amigos este post tem o objetivo de apresentar o kit e tbem alguns avanços na montagem, portanto, vamos ao que interessa...

O kit

o kit utilizadop será este tamyia














comecei aplicado o olive green em algumas peças como o esqueleto, para lamas e peças menores da moto


e tambem preparei as figuras



por hoje é isto.

abraços e obrigado por acompanhar

Rodger Fagundes

Montagem - Harley-Davidson Modelo WLA - versão FEB

Olá amigos, meu nome é Rodger Fagundes, sou dentista e minha area de especialização no plastimodelismo é militaria 1/35(principalmente Brasil) e figuras 1/16. Estarei dando inicio a motagem do kit da Motocicleta Simples, fabricada pela Harley-Davidson Motor Co. do modelo WLA de 2 cilindros, movida a gasolina.


TInha 2,23 de comprimento e pesava 245 Kg.

Transportava 1 tripulante. O modelo ELA carro lateral possibilitava o transporte de passageiro



Foi utilizada pela Força Expedicionária Brasileira entre 1944 e 1945.

São uma adaptação das clássicas motos para fins civis, os conhecidos modelos WL.

Para fins militares foi acrescido a letra A de Army.



Cerca de 90.000 unidades foram produzidas para suprir as necessidades dos americanos e seus aliados. Diversos países a utilizaram, como: o Canadá, Inglaterra, Rússia e o Brasil.

Sua utilização era para fins de escolta, ligação e policiamento, o que não foi diferente na FEB.

As força brasileiras fizeram o uso de apenas 2 destas motocicletas, elas equipavam o pelotão de polícia, o qual foi o germe para a atual Polícia do Exército.

As alterações que o modelo civil recebeu para se tornar de uso militar foram: bagageiros de couro, porta-munições, porta-metralhadora, para-brisa e proteção do carter.


A pintura utilizada era a tradicional verde oliva, com as marcações próprias do exercito, com o Cruzeiro do Sul no para-lama dianteiro e nas laterais do tanque de combuativel.

em breve fotos da versão brasileira


Abraços

 Rodger Fagundes

terça-feira, 6 de abril de 2010

PZL P.11c - Mirage - 1/48 (finalizado)

Modelista: Geraldo Ferreira - Colaborador Especial














Breve histórico:

Em 1928, a PZL, da Polônia, contratou o projetista Zygmund Pulaski para o desenvolvimento de uma nova linha de caças monoplanos. O protótipo inicial, dotado das caracterpísticas asas de gaivota, fez seu primeiro vôo em agosto de 1931. Infelizmente, seu criador, Pulaski, veio a falecer em um acidente aéreo, sendo o aperfeiçoamento do modelo realizado por W. Jakimiuk, mais tarde projetista da D.H. Canada e da SNCASE. O primeiro P.11 tinha motor Gnome-Rhône, porém, após serem realizados prolongados testes, o P.11 começou a ser produzido com o motor Mercury IVS, fabricado na Polônia. A versão final, denominada P.11c, teve a fuselagem redesenhada, de maneira a melhorar a visibilidade do piloto. Ao início do conflito, doze esquadrilhas polonesas estavam equipadas com o PZL 11c, e, apesar das péssimas condiçõess operacionais que enfrentaram, foram capazes de derrubar mais de cem aviões alemães, no curto período que antecedeu a queda da Polônia.















O kit:
Como esse 1/48 da Mirage (sim, outro short-run tcheco ) que eu quero - pouquíssimo convicto - acreditar represente o PZL P.11c da 114 Eskadra, da IV/1 Dywizjon, no qual o Tenente Tadeus Sawicz teria abatido 2 alemães, voando do aeródromo de Poniatów, perto de Varsóvia. Com o mesmo aparelho, o Tenente Aleksander Gabszewicz, diz-se ter conseguido a primeira vitória aérea da defesa da cidade em 1º de Setembro de 39.














O kit é bacana, e monta melhor que muito Academy. Só adicionei rodas em resina da True Details. Vem com um bonito PE, um radiadorzinho em resina... e o aviãozinho é absolutamente lindo de tão feio . O interior do cockpit é adorável.















Os cavalheiros já sabem que sou preguiçoso, além de montar porcamente. Bom, o kit é tão bonitinho que tem outro PZL, um P.24B, me aguardando na prateleira.

Não me senti inclinado a envelhecê-lo dado que (em teoria, pois meu talento margeia tais sutilezas - é só desculpa, mesmo) eram impecavelmente mantidos, já que eram o orgulho e bastião da gloriosa Força Aérea Polonesa.



Divirtam-se; peço apenas que usem ovos frescos e tomates sem agrotóxico .






































































































P.S.: Alguns maledicentes poderão observar que aqui, o venturi não foi instalado de trás pra frente como no Macchi .

Nota sobre o autor: Geraldo Ferreira é publicitario em Caxias do Sul, RS, e nas horas vagas dedica-se ao modelismo e a pesquisa histórica, além de ambrenhar-se em trilhas a bordo de seu jeep. É uma boa criatura, adora gabar-se do seu grande estoque de short runs na 1/48, todos vindos da europa oriental, e fabricados a facão por trabalhadores que ainda não foram avisados do fim da cortina de ferro. Seu maior segredo é que quem monta seus kits não é ele, e sim cativos chineses que ele aprisionou no porão de um sobrado abandonado em Caxias. Estes chinas, fugidos da segregação vermelha, se sentem sortudos por terem um patrão que os faz trabalhar apenas dez horas dia, e ainda lhes oferta uma farta refeição, composta de um sanduiche de queijo e mortadela e meia xicara de café Ersatz.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Historia - Pilotos de reconhecimento atacados por 262 - Relatorio de combate

Atacado por Me262 voando Mosquito PR



Lts. Richard M. Kenny / Arnold V. Kuehn (NS712) 13 de janeiro 1945: vôo de reconhecimento meteorologico sobre Bluestocking na Alemanha.



Kenny: As 15:16, enquanto voava ao sul de Berlim, a 30.000 pés, virei-me para oeste e decidi fazer uma órbita de 360 graus para obter uma melhor inspeção visual da área de Berlim. Enquanto eu fazia a curva, vi dois Me262s aproximadamente 4 a 5 milhas atrás e abaixo do Mosquito. Havia uma camada de nuvens baixas que se prolongava a oeste da área de Hanôver. Eu não podia escapar do avião a jato, então eu me preparei para fazer um mergulho até as nuvens.


Mosquito PR.MKIX

Pouco antes de começar o meu mergulho, eu virei outra vez para uma verificação rápida da parte traseira, e para minha surpresa, havia um Me262 no meu rabo com seus quatro canhões do nariz piscando. O jato estava rapidamente se aproximando a 500 km / h, e assim eu imediatamente apliquei a plena aceleração e mergulhei para a camada de nuvens. Durante a parte mais íngreme do mergulho, tivemos uma velocidade real de bem mais de 450 mph. O jato continuava seguindo de perto, atirando várias vezes.



Rolei o mosquito no dorso, como se estivesse entrando em um split –S e, em vez da posição reta, fiquei no dorso novamente, e girando de um lado para o outro, antes de novamente subir. Evitei voar em linha reta ou fazer qualquer virada para impedi-lo de obter um tiro de deflexão. O jato não disparou qualquer rajada durante seus passes alternados, ele estava tentando se aproximar antes de disparar. O jato recomeçou os disparos, atirando abaixo de mim e as balas de canhão foram explodindo agora na frente do mosquito, como se fossem logo me atingir.
ME-262A1



O '262 fez repetidos ataques de todos os quartos, mas evitei todos os seus movimentos através de manobras e curvas fechadas violentas como o corkscrew turn. O ataque começou a 30.000 pés e baixou até 12.000 pés antes de o jato romper sua perseguição, seja por falta de munições ou combustível. O encontrou durou das15:16-15:25 horas, com o jato continuamente no meu rabo atirando em mim.



O Me262 em seguida, alinhou ao lado direito à distância do meu mosquito, e então o piloto da Luftwaffe acenou com a mão, virou-se e dirigiu-se para a região de Berlim. O segundo '262 nunca fez um passe e sempre se manteve fora do combate, a várias centenas de metros de distância.



Os topos das nuvens perto de Hanover estavam em 12.000 pés, e eu continuei o vôo para a Inglaterra voando acima das nuvens. A base de Watton foi fechada devido ao mau tempo, assim, eu tive que aterrar em Bradwell Bay as 17:45. Essa é uma missão que eu nunca vou esquecer.

A-20G Havoc - AMT - 1/48 (finalizado)

Olá amigos, tudo bem?
deixo aqui as fotos do meu ultimo concluido, montado para o GB Dropping Iron do ARC
trata-se do A-20G da AMT na 1/48, o kit é bem detalhado no cockpit, mas nos poços do trem e no bomb bay carece de mais detalhamento, este foi montado Out of the box e o unico extra que usei foi os Decais da Aviprint.
A versão representada é o "green hornet", o mais colorido e vistoso do Havoc's

vamos as fotos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




A principal dificuldade que encontrei neste kit foi o encaixe do nariz, que não é perfeito com o desenho da
fuselagem principal, os decais da Aviprint, se mostraram uma agradavel surpresa, tendo sido muito facil sua aplicação, eu recomendo.

Abraços

Vini Pompeo